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Upcycling uma nova força na consciência ambiental

Produzir uma moda mais sustentável virou um fator determinante para a aproximação dos clientes com as marcas nesse novo cenário Estamos testemunhando a consolidação de um comportamento, por consequência, uma nova maneira de estar no mundo. Upcycling é um caminho sustentável, ecológico, consciente e com capacidade de ser lucrativo para o mercado da moda. A moda sustentável é sem dúvida agir de forma ética na sociedade. E assim refletir sobre o processo de pré-produção até o final da vida útil de um produto. Pensar em uma moda sustentável é entender a importância de estender o máximo possível a vida útil da sua matéria prima, isso é upcycling, é usar a moda de um jeito ético e ecológico; reutilizar tecidos, linhas e aviamentos em novas peças. Mas não confunda! Sim, precisamos deixar bem sublinhada a diferença entre upcycling e reciclagem, aliás ambos os termos estão longe de ser a mesma coisa. A Reciclagem desvaloriza a matéria-prima pois há um processo químico ou mecânico no manejo deste material, desta maneira o tornando secundário na fabricação de novos produtos. Já o upcycling faz o movimento contrário, agrega valor por intermédio de técnicas de produção artesanal, e esse pensamento estratégico tem se tornado cada vez mais comum quando se fala em moda sustentável. “UPCYCLING IDEOLOGY”Um bom exemplo de upcycling é o lançamento da última coleção masculina, Primavera 2021, da marca de luxo Louis Vuitton em Xangai. Assinado pelo expoente e forte nome no universo fashion, Virgil Abloh tem feito esforços para avançar em direção a um processo de design mais sustentável. “As ideias – a própria base da moda – não são mais descartáveis” diz Virgil Dos 52 look apresentados apenas dois utilizaram material novo, 25 foram feitos de tecidos reciclados e outros 25 tiveram reinserção de materiais de coleções anteriores. Incrível! Uma outra palavra que é relacionada a esse novo movimento – que de novo não tem nada, essa estratégia de sustentabilidade é de meados dos anos 90, porém ganha importância agora, principalmente no Brasil – é redesing, pois se trata de pensar a produção de um produto sem necessariamente usar novas matérias primas. No livro Do berço ao berço – Refazendo o Modo Como Fazemos as Coisas de William McDonough e Michael Braungart os autores versam o quanto essa é uma ideia inteligente, criativa e sustentável. Vem conhecer algumas marcas que são referências em upcycling no Brasil: CAMON Prova do quanto a criatividade soma valor a moda sustentável é a marca CaMon que usa o tecido do guarda-chuva que seria descartado para a criação de suas peças ZEREZES Seguindo com materiais inusitados a Zerezes, marca de óculos, cria armações fazendo o upcycling de madeiras descartadas e canudos plásticos que é um dos grandes vilões da sustentabilidade. UP MAJUISI O reaproveitamento de peças de grandes grifes também acontece em terras brasileiras como podemos ver na colaboração de Marcelo Summer com o brechó Casa Juisi na criação da marca Up Majuisi, onde eles juntam camisetas vintage com camisolas antigas, compondo uma linguagem extremamente fashionista para roupas esquecidas. Sendo assim, podemos ter certeza de que as pessoas estão mais engajadas em ideias e ações sustentáveis, logo as empresas estão descobrindo novas maneiras de criar produtos que sejam criativos e consciente. E o planeta agradece! Por que não alinhar um consumo consciente com ideias criativas? Upcycling é isso. Aqui foi apresentado marcas e estilistas que usam está técnica, mas e no seu guarda-roupa? Tem uma peça ou acessório upcycling? Ou quem sabe você já estava dentro deste movimento sustentável e ainda não tinha se dado conta, não é mesmo? Conta aqui nos comentários o que você achou desse movimento da moda sustentável, se você já consome ou produz peças focadas no upcycling! Será incrível saber!

Destaques das Semanas de Moda Digitais

O que podemos aprender com as semanas de moda digitais? Será que esse formato veio pra ficar? Por conta da pandemia, a Indústria da Moda vem descobrindo formas de inovar e repensar toda a sua estrutura, desde a fabricação até as vendas. A nova estrategia é trazer esse novo consumidor – com novos hábitos de consumo – para mais próximo da essência e dos bastidores da marca, mesmo em tempos de distanciamento social. Para suprir essa necessidade, o circuito das principais Semanas de Moda tiveram que reinventar o seu formato já tradicional, assim levando o evento a sua edição virtual e democratizando ainda mais o acesso aos lançamentos de coleção de marcas importantes. O novo formato digital começou com Londres em junho (que a partir de agora será gender-neutral, ou seja sem separação de feminino e masculino), passando pela Alta Costura, Paris e Milão. Então destacamos aqui as marcas mais criativas, que mostraram o seu processo de criação e a coleção completa nas semanas de moda digital. GUCCI A nova coleção da Gucci apresentada durante a Semana de Moda de Milão, criada por Alessandro Michele, ‘Epilogue’ pretende quebrar os padrões de estações e gêneros. Na divulgação trouxe fotos de seus estilistas modelando suas novas peças, assim transformando as regras e questionando os papéis do mundo da moda. A marca também fez uma transmissão ao vivo de 12 horas, diretamente de um palácio lindo em Roma, mostrando os bastidores da campanha. Nesse vídeo de divulgação, Alessandro explica um pouco sobre a inspiração e o desenvolvimento, e os looks completos da nova coleção: DIOR Para esta temporada de Alta Costura, Dior apresentou sua coleção de Outono/Inverno 2020 -desenvolvida por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa – nos levando em uma imersão no seu processo criativo, manual e delicado. ersões miniaturas de 55 cm de altura dos vestidos reais, foram criadas e apresentadas em uma caixa lindíssima, homenageando o itinerante ‘Théatre de la Mode’. Vários vídeos foram compartilhados mostrando o trabalho minucioso da confecção dessas miniaturas e os profissionais que desenvolveram as peças. Vem ver que lindo e como a essência da marca fica clara!

Tendências de VM pós pandemia

Como as lojas vão se adaptar ao novo cenário? Veja as 3 tendências de VM pós pandemia que você precisa saber A pesquisa e análise de tendência vai muito além de apontar qual será a cor do verão ou a peça chave da temporada. Pesquisar nos ajudar a enxergar as novas tendências e fazer conexões entre os aspectos socioculturais e econômicos, revelando novos caminhos para a sua marca. Entender o que o consumidor comunica com suas roupas, quais são os seus desejos e necessidades, e o cenário que ele está inserido é fundamental. Circular nas ruas pode ser grande fonte de inspiração e um dos lugares em São Paulo que eu adoro visitar é a Rua Oscar Freire, umas das ruas mais famosas por suas lojas conceito e pessoas estilosas. Assista o vídeo que gravei, mostrando um pouquinho do que encontrei por lá! TENDÊNCIA NO VM PÓS PANDEMIACom as lojas voltando a funcionar e seguindo os protocolos de segurança, muitos varejistas tem dúvidas de como adequar a sua loja ao novo cenário. Por isso, destaco as 3 tendências em Visual Merchandising pós pandemia. Dá uma olhadinha: 1 – ESPAÇO No varejo de moda, as lojas geralmente são projetadas para atrair os clientes para dentro e incentiva-los a passar o maior tempo possível naquele espaço. Porém por conta da pandemia, esse cenário mudou e exigirá novas ideias para o interior da loja, procurando dar segurança e se conectar ao consumidor. O importante agora é facilitar que o seu cliente encontre o que ele procura em menos tempo com mais eficiência. Portanto, os varejistas devem repensar sobre o layout da loja e o tipo de jornada que o consumidor pode ter no espaço e configurar a loja em torno disso. Outra tendência que vem de antes da pandemia e que se mantem forte é o uso de plantas em vitrines e na decoração, trazendo a ideia de conforto e vida pra dentro da loja. 2- MENSAGEM Muitas pessoas sentem falta da experiência de ir até uma loja física e poder olhar, pegar e provar os produtos. Pensando nisso, muitas lojas tem apostado em mensagens de boas vindas ou motivadoras para se conectar ainda mais com esse consumidor. Um exemplo é a loja conceito da Melissa na Oscar Freire, onde eles utilizaram um banner escrito “Ei como você está? Sentimos sua falta <3”. Assim a marca consegue se conectar de forma positiva com o cliente, em um momento complicado. E na entrada da loja um comunicado mostrando para os consumidores outra maneira de comprar aquele produto, como por exemplo o de entrega domiciliar. 3- SINALIZAÇÃO A sinalização de loja terá um papel super importante nesse retorno para ajudar os clientes a navegar por qualquer alteração no layout e também para lembrar das medidas de distanciamento. Uma das necessidades é instalar placas de proteção nos caixas, sinalizar onde a fila deve ser formada, implementar o uso de mão única e reduzir o número de produtos expostos para criar mais espaço de circulação. Devemos pensar que as lojas voltarão a ter o seu fluxo normal de transações, como por exemplo a troca de mercadorias ou para retirar produtos comprado pela internet. Por isso criar áreas separadas e claramente sinalizadas na loja é importante para acelerar e facilitar a jornada do cliente. Além do VM, daqui pra frente, os varejistas de moda devem estar preparados para receber o consumidor de forma atrativa e inovadora, pensar na venda multi canais – atuando nas redes sociais e aplicativos, por exemplo – e oferecendo o delivery dos seus produtos. . As dicas para pesquisar tendências, envolvem entender o contexto de mundo em que vivemos, mudanças políticas e socioeconômicas, culturais, comportamentais, novos hábitos de consumo, movimentos artísticos, música, cinema, influencers, streetstyle, semanas de moda, novas tecnologias… enfim, tudo que acontece de novo!

GUARDA-ROUPA COMPARTILHADO: UM NOVO JEITO DE CONSUMIR

Já imaginou uma espécie de “Netflix” da moda, onde você tem acesso a um armário compartilhado com várias peças para você alugar por um valor mensal? Uma proposta mais sustentável de consumo circular é o serviço de guarda-roupa compartilhado – ou armário compartilhado – , que satisfaz o nosso desejo por novidade e é econômico. O serviço de aluguel de roupas cresce a passos largos entre os varejistas americanos e europeus, e agora também no Brasil, um mercado de oportunidades e expansão para novos negócios. Uma proposta de consumo circular que é como ganhar um closet fora de casa, dando acesso a um acervo repleto de roupas para você escolher, usar e depois trocar por outra pagando uma taxa mensal. Esse novo formato de guarda-roupas compartilhados inclui roupas para ocasiões especiais, mas principalmente roupas casuais, para o dia a dia, trabalho, laser e peças de grife. Assim você não precisa comprar peças novas. Conheça algumas lojas que promovem o serviço de armário compartilhado: BLIMO A Blimo é uma loja localizada em São Paulo, na Vila Madalena, onde sempre tem novidades, e um acervo de peças incríveis. Eles oferecem planos que variam de R$100 a R$190. Procurando roupas Plus Size? Eles também tem um acervo de peças pra você! A ROUPATECA Localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, A Roupateca oferece assinaturas de R$100 a R$300. Eles também oferecem planos especiais, com peças de marcas como Flávia Aranha e Adriana Barra, ou os acessórios da marca Flex Jewel. Quer uma curadoria especial de peças que tem o seu estilo? Você também pode escolher os planos com curadoria de Stylists renomados do mundo da moda. NULLY Outro exemplo é a plataforma de aluguel Nuuly do grupo americano URBN que oferece a 88 dólares por mês, um serviço que permite aos clientes pegar emprestado seis itens de suas marcas próprias (Urban Outfitters, Anthropologie, Free People), e de muitas outras redes parceiras. Nesse valor está incluso: entrega rápida e gratuita + devoluções. Os itens são escolhidos no site e devem ser devolvidos pelos clientes após um mês de uso. Depois, a empresa os lavará e inspecionará antes de coloca-los de novo à disposição. E caso o cliente queira ficar com alguma das peças, terá um desconto para isso. RENT THE RUNWAY A Rent The Runway possui sete lojas físicas nos Estados Unidos, onde as pessoas podem provar os vestidos para aluguel e receber dicas de styling, além de escolher acessórios e comprar o sapato para completar o look. E também oferece serviços de “assinatura” de roupas. Por um valor mensal você tem direito a escolher três peças do site de cada vez, que podem ser trocadas por outras sempre que quiser. O The New York Times descreveu o modelo de negócios da Rent The Runway como sendo o “netflix da alta-costura”. BANANA REPUBLIC Já a Banana Republic possui o Style Passport que é outro serviço de aluguel de roupas que facilita o processo de vestir-se para o trabalho de forma rápida e fácil. Você pode alugar três itens de cada vez e usá-los pelo tempo que desejar, ou devolvê-los usando sua etiqueta pré-paga. Você também tem a opção de obter mais itens a qualquer momento. O custo: US$ 85 / mês. BLOOMINGDALE’S A Bloomingdales tem mais de 75 marcas de grife e peças exclusivas para os membros escolherem todos os meses. Os membros começam construindo seu armário e, em seguida, minha lista na Bloomingdaless que enviará quatro itens. Você pode mantê-los até estar pronto para novos itens ou compra-los para que sejam seus para sempre. O custo: US $149 / mês (US $ 99 no primeiro mês). Compartilhar peças, ter um consumo mais consciente e criar um senso de comunidade, é o caminho para a moda sustentável. Gostou da ideia? Conhece outra loja ou site que oferece um guarda-roupa compartilhado? Conta pra mim nos comentários!

VAREJO ONLINE: 3 DICAS PARA SEU NEGÓCIO DE MODA

Com o avanço da COVID-19 no Brasil, o impacto sobre o varejo e a economia afetaram diretamente a moda. Desde pequenas a grandes empresas, todas precisam acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, para diminuir os efeitos no seu negócio. De portas fechadas, em respeito ao período de quarentena, o varejo físico sofre diretamente os impactos da pandemia. Para o varejo eletrônico, porém, o contexto pode apresentar alguns benefícios, devido à praticidade de comprar sem sair de casa. Análises feitas por diversas instituições, como Retaildive, Exame e eMarketer, indicam um crescimento nas vendas online ao redor do mundo. Para muitas marcas não bastará ajustar seu modelo de negócios, será necessário repensá-lo. Segue aqui 3 dicas para seu negócio de moda: 1- Revolução do e-commerce O comércio eletrônico já vinha visivelmente comendo parte das vendas de lojas físicas. O que o coronavírus fez foi acelerar essas mudanças nos hábitos de compra. As marcas e lojas que já operavam tanto no físico como online, sentirão menor impacto nas vendas. Daqui para o futuro é necessário a inovação em todos os sentidos e concentração de investimentos no online, fortalecendo seu negócio. Marcas que estão promovendo campanhas inovadoras no e-commerce, oferecendo facilidades de compra, promoções e principalmente ações voltadas ao bem-estar dos seus clientes e envolvendo as questões sociais criam interesse e empatia do consumidor, e consequentemente maior força para vendas e relacionamento a longo prazo. 2- Entregar valor ao seu cliente Se quiser sobreviver ao pós-crise, crie valor de marca ao seu negócio, que vá além da roupa. Por isso, trabalhar o branding e propósito de marca nesse cenário é fundamental. Consumidores estão em busca de empatia, solidariedade, conexões que ajudem a se sentirem mais completos. O objetivo principal agora é pensar em como facilitar a vida das pessoas e como a sua marca pode contribuir de uma forma natural. Ou seja, é enxergar oportunidades em meio à crise e praticar a missão da sua marca. É importante visualizar essas estratégias como o início de uma relação a longo prazo. Alguns exemplos disso, são a mobilização de marcas e confecções na produção de máscaras e uniformes hospitalares, ações sociais, apoio através das redes sociais, promovendo lives, palestras, aulas de meditação, culinária, atividades físicas para serem feitas em casa, consultoria de estilo, percentual referente a campanhas e vendas online destinadas a doações para instituições, enfim…ações que mostrem propostas de valor sinceras da marca e que promovam bem estar e conexão com seus consumidores. 3- Fortaleça a identidade da sua marca e ajuste seu mix de produto e preço A relação entre custo benefício dos seus produtos precisa ser analisada. Preço, durabilidade, design, questões sustentáveis, sociais e inclusivas entram na decisão de compra. Quais são os diferenciais da sua marca? Qual é a sua identidade? Qual é a sua essência? Agora é o momento para reflexão e para fazer as mudanças que precisam ser feitas. Como sugestão equilibre linhas de produtos mais competitivas, com aquelas peças que geram desejo, sem perder o DNA e essência da marca. Analise seus estoques e pense nesse momento em trabalhar com o que já está produzido criando campanhas atrativas para esses produtos, e trace um planejamento estratégico para novas coleções, de forma mais enxuta, inovadora, competitiva e que desperte desejo, considerando que o mercado levará um tempo indeterminado para se recuperar. Apesar do mundo estar vivendo uma crise sem precedentes, este momento também é uma grande oportunidade para a inovação. E sua marca, como está se movimentando? A Clique Fashion oferece consultoria personalizada para seu negócio.

O NOVO VAREJO: O QUE FAZER JÁ?

Oi gente, estou trazendo aqui o tema sobre o novo varejo, que vocês pediram muito para eu abordar. Essa crise que estamos vivendo atualmente nos obriga a fazer uma pausa para pensar nas atitudes que devem ser mudadas desde já, mas também a construir um planejamento e aproveitar as oportunidades que a mudança na forma de consumir trazem com a pandemia. Agora é preciso inovar! O processo de transformação digital que já estava acontecendo, ganha um empurrão extra e deve tornar-se o grande centro das atenções para o varejo daqui por diante. As marcas com uma maior integração físico-digital, mais digitalizadas, estão se saindo melhor. Por outro lado, aquelas que não rejuvenescerem, não se adequarem, estão fadadas a não superar esta crise. Então o que fazer já? Foco no online e no Marketing digital, na produção de bons conteúdos, campanhas e principalmente a formação de lista de mailing e lista de contatos de whatsapp dos clientes. Pense em como você e sua loja podem facilitar a vida das pessoas nesse momento. Crie soluções integradas entre a loja física, o whatsapp, mídias sociais e e-commerce. Invista em bons conteúdos agora, tanto em relação a uma bela fotografia do look para postagem, como em temas que sejam relevantes para seu público, como – autocuidado, dicas de moda, bem-estar, etc. O objetivo é criar uma conexão maior e mais próxima com o consumidor. Pense em mimos, serviços, facilidade e soluções para o cliente. O desafio é trazê-lo para sua loja, ou levar seus produtos até ele, com toda facilidade para fazer suas escolhas em casa. No caso da loja física, atenção ao visual merchandising, inove na vitrine, crie um ambiente seguro, higienizado e agradável, prepare seu time de vendas para receber os clientes com um atendimento excepcional, com gama de produtos atraentes, bonitos, inovadores, que criem desejo e vontade de usar, crie opções de looks com a mesma peça para o cliente, VERSATILIDADE é palavra chave. E lembre-se o online é um processo irreversível, muitas pessoas que ainda tinham algum tipo de receio nas compras online e que começaram a comprar por causa da crise, passarão a adotar a multicanalidade com mais força. Esse é o novo normal. Vamos em frente!

3 DICAS PARA SER MAIS CRIATIVO

Você gostaria de ser mais criativo? Entenda que criatividade não é um dom, mas uma habilidade ligada à nossa capacidade de invenção, reinvenção, inovação. É possível desenvolver a sua criatividade. Para os pesquisadores, a maior causa da ausência de criatividade é a falta de estímulo, então essa é a primeira dica: 1- Estude e atualize-se constantemente Não existe ideia sem conhecimento. Para iniciar o processo criativo, é preciso que exista uma base para o surgimento da criatividade. Seja qual for o tema ou área que você precisa ser mais criativo, deverá primeiro estudar tudo sobre o assunto e compreendê-lo, e depois começar a fazer perguntas – Como posso melhorar isso? Como inovar nessa questão? O que posso trazer de novo? Como posso melhorar isso? E mantenha esse tema sempre no seu pensamento, até as respostas começarem a aparecer, e pode acreditar, depois de um tempo os insights virão. 2- Não desista As vezes a ideia parece genial, mas surgem várias opiniões contrárias que te desencorajam, ou você até tenta colocar em prática, mas fica uma droga. Dá vontade de jogar tudo para o alto e desistir, mas calma. Esse é o segredo: as vezes não é na primeira tentativa que vai ficar tudo perfeito, mas você precisa dar o primeiro passo, e depois ir lapidando o projeto de acordo com os erros e acertos. Vá em frente! 3- Olhe para os movimentos artísticos Assista uma apresentação de dança, um filme, visite uma exposição, pesquise a obra de um artista, ouça novas músicas, conheça sobre outra cultura, fuja da mesmice. A ideia aqui é se conectar com outras formas de expressão e abrir sua mente. Observar e perceber o processo criativo de outras pessoas também é uma fonte de inspiração. Ao estimular o funcionamento dos sentidos, a criatividade surge naturalmente. E aí, gostou das dicas? Como está sua criatividade? Conta aqui e marca aquele seu amigo, amiga que vai gostar desse assunto!

Amarre-se!

Blusa amarrada na cintura, uma tendência que sempre vai e volta, mas facilmente podemos entender o porquê: deixa o look com cara de street style e é fácil de montá-lo porque você usa a criatividade e elaboração das peças do seu guarda-roupa mesmo. Inspire-se nos looks que separamos pra você! Tee desbotada + shorts barra desfiada + botinha. A camisa xadrez arremata com estilo. Um look com pegada grunge com vibe dos anos 90 (super em alta!) A tee + blazer estruturado deixa o look mais arrumadinho. Camisa amarrada + jaqueta. Aposte! Look total white com jaqueta jeans para finalizar o look com estilo. Tee + saia lápis e jaqueta jeans amarrada = super fashionista! Olha só mais uma inspiração: Camisa amarrada + jaqueta. E pra finalizar com um truque de styling: ✔️ Passe a camisa pelo passante do shorts/calça! ✔️ O colar + sapato de salto atualizam com estilo. Inspire-se com a gente, arrase no look e queremos ver sua produção: poste no instagram com a #deumcliquenoseulook. Quem sabe seu look não será o escolhido para ser destaque na Revista Be! Beijos 💋

Paris Premiere Vision

A Clique Fashion é uma fusão de pessoas, criatividade e entusiasmo, altamente comprometida com resultados e inovações, uma empresa que entendeu as barreiras, desafios e objeções da indústria da moda e gerou modelos adaptáveis que reconecta a indústria com seus anseios e objetivos de uma forma descomplicada e sem enrolação, foco no resultado! Em nossa bagagem, o nosso maior diferencial: Quase 3 décadas imersa em um profundo conhecimento testado e validado em pesquisa e desenvolvimento de coleções, branding, styling e muito mais!

Viagem de consultoria

A Clique Fashion é uma fusão de pessoas, criatividade e entusiasmo, altamente comprometida com resultados e inovações, uma empresa que entendeu as barreiras, desafios e objeções da indústria da moda e gerou modelos adaptáveis que reconecta a indústria com seus anseios e objetivos de uma forma descomplicada e sem enrolação, foco no resultado! Em nossa bagagem, o nosso maior diferencial: Quase 3 décadas imersa em um profundo conhecimento testado e validado em pesquisa e desenvolvimento de coleções, branding, styling e muito mais!