Tendências de VM pós pandemia

Como as lojas vão se adaptar ao novo cenário? Veja as 3 tendências de VM pós pandemia que você precisa saber


A pesquisa e análise de tendência vai muito além de apontar qual será a cor do verão ou a peça chave da temporada. Pesquisar nos ajudar a enxergar as novas tendências e fazer conexões entre os aspectos socioculturais e econômicos, revelando novos caminhos para a sua marca.


Entender o que o consumidor comunica com suas roupas, quais são os seus desejos e necessidades, e o cenário que ele está inserido é fundamental. Circular nas ruas pode ser grande fonte de inspiração e um dos lugares em São Paulo que eu adoro visitar é a Rua Oscar Freire, umas das ruas mais famosas por suas lojas conceito e pessoas estilosas.


Assista o vídeo que gravei, mostrando um pouquinho do que encontrei por lá!



TENDÊNCIA NO VM PÓS PANDEMIA

Com as lojas voltando a funcionar e seguindo os protocolos de segurança, muitos varejistas tem dúvidas de como adequar a sua loja ao novo cenário. Por isso, destaco as 3 tendências em Visual Merchandising pós pandemia. Dá uma olhadinha:


1 - ESPAÇO

No varejo de moda, as lojas geralmente são projetadas para atrair os clientes para dentro e incentiva-los a passar o maior tempo possível naquele espaço. Porém por conta da pandemia, esse cenário mudou e exigirá novas ideias para o interior da loja, procurando dar segurança e se conectar ao consumidor.


O importante agora é facilitar que o seu cliente encontre o que ele procura em menos tempo com mais eficiência. Portanto, os varejistas devem repensar sobre o layout da loja e o tipo de jornada que o consumidor pode ter no espaço e configurar a loja em torno disso.


Outra tendência que vem de antes da pandemia e que se mantem forte é o uso de plantas em vitrines e na decoração, trazendo a ideia de conforto e vida pra dentro da loja.


2- MENSAGEM

Muitas pessoas sentem falta da experiência de ir até uma loja física e poder olhar, pegar e provar os produtos. Pensando nisso, muitas lojas tem apostado em mensagens de boas vindas ou motivadoras para se conectar ainda mais com esse consumidor.


Um exemplo é a loja conceito da Melissa na Oscar Freire, onde eles utilizaram um banner escrito "Ei como você está? Sentimos sua falta <3". Assim a marca consegue se conectar de forma positiva com o cliente, em um momento complicado.


E na entrada da loja um comunicado mostrando para os consumidores outra maneira de comprar aquele produto, como por exemplo o de entrega domiciliar.



3- SINALIZAÇÃO

A sinalização de loja terá um papel super importante nesse retorno para ajudar os clientes a navegar por qualquer alteração no layout e também para lembrar das medidas de distanciamento.


Uma das necessidades é instalar placas de proteção nos caixas, sinalizar onde a fila deve ser formada, implementar o uso de mão única e reduzir o número de produtos expostos para criar mais espaço de circulação.


Devemos pensar que as lojas voltarão a ter o seu fluxo normal de transações, como por exemplo a troca de mercadorias ou para retirar produtos comprado pela internet. Por isso criar áreas separadas e claramente sinalizadas na loja é importante para acelerar e facilitar a jornada do cliente.


Além do VM, daqui pra frente, os varejistas de moda devem estar preparados para receber o consumidor de forma atrativa e inovadora, pensar na venda multi canais - atuando nas redes sociais e aplicativos, por exemplo - e oferecendo o delivery dos seus produtos.

.

As dicas para pesquisar tendências, envolvem entender o contexto de mundo em que vivemos, mudanças políticas e socioeconômicas, culturais, comportamentais, novos hábitos de consumo, movimentos artísticos, música, cinema, influencers, streetstyle, semanas de moda, novas tecnologias... enfim, tudo que acontece de novo!


Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!




Contatos:

(15) 98804-5324  

contato@cliquefashion.com.br

Endereço:

R. Salvador Corrêa, 603, Sala 45 • Edifício Ondina Marins 

Jd. Vergueiro, Sorocaba • CEP: 18030-130

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco