PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO É TUDO

Você sabe quais os primeiros passos para planejar uma coleção de moda de sucesso?! Então confere neste post!


Para qualquer ação em nossas vidas a primeira pergunta a povoar nossos pensamentos é “por onde eu começo?”. E com o mercado da moda não seria diferente, vamos conversar sobre planejamento de coleção, o famoso pontapé inicial.

Tudo requer planejamento!

Quando vamos desenvolver uma coleção precisamos sentar e criar um planejamento - antes de tudo - com dois grandes objetivos em mente, alinhamento e coesão, essas palavras irão reger os caminhos traçados até o lançamento do produto.


Alinhamento é pensar que todo do desenvolvimento de uma coleção, de uma marca, deve pertencer

a um mesmo tema.

Coesão é quando além de pertencer a um mesmo tema, os elementos dessa coleção de moda, conversam e interagem entre si.


Então, você deve estar se perguntando.


- O que deve estar alinhado e coeso?


Eu respondo.


- Tudo! Isto implica que o branding, o propósito e o diferencial da sua marca devem seguir a mesma linha temática e estar em harmonia.


Esta harmonização de branding, propósito de marca e o diferencial é extremamente importante, pois o cliente atualmente espera mais que um produto. O consumidor quer se identificar com aquilo que ele consome.


Por vezes a ansiedade pela mão na massa acaba atropelando o planejamento. Entretanto ao se dedicar nesta etapa, você provavelmente precisará dar conta dela com outros processos acontecendo concomitantemente e, isto é ruim para seu negócio, não deixe isso acontecer. Se planeje e organize!


Saber qual é o seu nicho e o seu público-alvo é essencial na sua organização.


Um produto coeso e bem alinhado, que sabe quem é sua clientela, é mais facilmente compreendido pelas pessoas e consequentemente mais vendido.


Uma marca consciente do seu nicho que entende o seu produto, sabe que muitas vezes, o consumo do seu produto é uma ponte entre o cliente e o posicionamento dele no mundo.


Sendo assim, podemos dizer que o foco de uma marca de sucesso é combinar a essência do dono deste empreendimento, traduzida na marca, e a do seu cliente.


Ainda que você dedique sua energia nesta etapa do planejamento, imprevistos podem acontecer. Esteja preparado para isso.


Leve em consideração: em um mundo tão grande e cheio de possibilidades é possível uma outra marca esteja fazendo o mesmo que a sua. Por esse motivo, se dedique com atenção em saber qual é o seu diferencial em um mercado tão competitivo, como o da moda.


Depois de tanta investigação, por assim dizer, de alguma forma, que estamos diante de uma outra pergunta importantíssima.


Como eu vou executar essa visão que eu tenho da minha marca?

Com planejamento, pesquisa de tendência e um cronograma de lançamento.


Mas vamos com calma, uma etapa de cada vez!


Espero que texto tenha contribuído para sua reflexão e aprendizado de alguma maneira. Conte para nós aqui nos comentários como foi a leitura e se ficou alguma dúvida relacionada ao planejamento de coleção.


Não paramos por aqui, não! Nos próximos posts o assunto continua.




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