Destaques do SPFW n51

Confira os principais destaques e tendências da edição 51 do São Paulo Fashion Week


Você acompanha o que acontece nas semanas de moda das principais cidades?


Essa etapa de pesquisa é crucial para o desenvolvimento da sua coleção de moda. Através das semanas de moda é possível observar as tendências da temporada, as mudanças e inovações que serão desejadas pelos seus clientes.


Por isso trouxe os principais destaques da 51ª edição do São Paulo Fashion Week, que aconteceu do dia 23 a 27 desse mês, e que além de peças bonitas, trouxe uma mensagem bem clara: a moda tem que se reinventar sempre, se reconectar, se regenerar e se adaptar aos tempos pós-pandemia.

Este ano o SPFW reuniu nomes de peso e novas marcas que desenvolvem uma moda mais sustentável, com propósito, que celebre a cultura brasileira, a inclusão e a diversidade.


A dualidade entre o mundo digital e o analógico também foi um dos temas mais abordados, onde a reconexão com a natureza e a simplicidade foram exaltadas através das roupas atemporais e coleções sem gênero.


#1 SUSTENTABILIDADE | Flavia Aranha

Pensando no ciclo da vida, Flavia Aranha quis estender a vida dos resíduos acumulados pela marca durante o último ano de pandemia, formando uma colcha de retalhos. Foram quase 500 quilos que foram transformados em patchwork em parceria com as Artesãs de Muquém (GO) e Artesãs de Maciel (MG) e deram vida a um novo tecido, de onde foram construídos vestidos fluídos, conjuntos de roupas com shapes orgânicos, que faz parte da essência da etiqueta.

Flávia se inspirou nas cores do céu do amanhecer ao entardecer, em São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, onde tem vivido nos últimos meses.

Para conseguir as cores, tingiu os tecidos com cascas de cebola, semente de abacate, caldo de arroz negro e feijão, palha de milho crioulo e catuaba. Essa união de talentos do Brasil e a reconexão com a natureza


#2 INCLUSÃO | Meninos Rei

A marca faz parte do Projeto Sankofa, promovido pelo movimento Pretos na Moda, com desfiles de novos estilistas negros.


Há seis anos à frente da marca Meninos Rei, os irmão Júnior e Céu Rocha estreiam no SPFW com a coleção "L'Oju Esú", tradução do iorubá para "Aos olhos de Exú". Em um momento em que as religiões de matriz africana voltam a ser estigmatizadas, a dupla decidiu colocar o candomblé em seu primeiro fashion film.


Sua nova coleção trás peças em tecidos com cores e estampas africanas, com modelagem sofisticada, gola de blazer e punhos de camisa.


#3 DIVERSIDADE | Isaac Silva

O estilista cujo foco é o corpo da mulher negra, decidiu celebrar as heranças históricas afro-indígenas na coleção "Axé, Boca da Mata!", como uma espécie de manifesto contra a PL 490, que propõe mudança na demarcação de terras indígenas.


A natureza é o ponto de partida da coleção que contrapõem dois elementos: a capulana africana, tecido tradicionalmente usado em Moçambique, e folhas e outros elementos da floresta foram as referências para o grafismos das peças.


Miçangas surgem tanto nas estampas de conjuntos de linho, como em brincos que simulam penas de acrílico. O vermelho e o amarelo aparece em roupas de street wear, enquanto o preto e branco, paleta emblemática de Isaac Silva, surge no Samakaka, o tecido africano conhecido por sua geometria contínua, infinita.

A coleção do estilista baiano é uma evolução de sua parceria com a Havaianas.

#4 CULTURA BRASILEIRA | Ronaldo Fraga

O estilista mineiro Ronaldo Fraga viajou até o Cariri Cearense para apresentar a coleção "Terra de Gigantes", em que celebra estéticas do artesanato brasileiro e a expressão cultural, a história e a arte dessa região do Brasil que resistiu a todos momentos de opressão.

Há muitos bordados e poucas estampas, diferente de trabalhos anteriores de Fraga. Blusa com bandeirinhas coloridas, hot pant inspirada em um cinto de castidade e vestidos em evasê, com aplicações e espaços vazados, fazem parte da coleção

"Se a moda é um documento do tempo que vivemos, ela é uma eterna história do desejo que deslumbra e também causa horror" diz Ronaldo.

E você, o que mais gostou nessa edição do SPFW?

Deixa nos comentários, vamos adorar saber!


Esperamos que você tenha se inspirado com esses destaques!