Destaques das Semanas de Moda Digitais

O que podemos aprender com as semanas de moda digitais? Será que esse formato veio pra ficar?


Por conta da pandemia, a Indústria da Moda vem descobrindo formas de inovar e repensar toda a sua estrutura, desde a fabricação até as vendas. A nova estrategia é trazer esse novo consumidor - com novos hábitos de consumo - para mais próximo da essência e dos bastidores da marca, mesmo em tempos de distanciamento social.


Para suprir essa necessidade, o circuito das principais Semanas de Moda tiveram que reinventar o seu formato já tradicional, assim levando o evento a sua edição virtual e democratizando ainda mais o acesso aos lançamentos de coleção de marcas importantes.


O novo formato digital começou com Londres em junho (que a partir de agora será gender-neutral, ou seja sem separação de feminino e masculino), passando pela Alta Costura, Paris e Milão. Então destacamos aqui as marcas mais criativas, que mostraram o seu processo de criação e a coleção completa nas semanas de moda digital.


GUCCI



A nova coleção da Gucci apresentada durante a Semana de Moda de Milão, criada por Alessandro Michele, 'Epilogue' pretende quebrar os padrões de estações e gêneros. Na divulgação trouxe fotos de seus estilistas modelando suas novas peças, assim transformando as regras e questionando os papéis do mundo da moda.




A marca também fez uma transmissão ao vivo de 12 horas, diretamente de um palácio lindo em Roma, mostrando os bastidores da campanha. Nesse vídeo de divulgação, Alessandro explica um pouco sobre a inspiração e o desenvolvimento, e os looks completos da nova coleção:



DIOR




Para esta temporada de Alta Costura, Dior apresentou sua coleção de Outono/Inverno 2020 -desenvolvida por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa - nos levando em uma imersão no seu processo criativo, manual e delicado.


Versões miniaturas de 55 cm de altura dos vestidos reais, foram criadas e apresentadas em uma caixa lindíssima, homenageando o itinerante ‘Théatre de la Mode'.


Vários vídeos foram compartilhados mostrando o trabalho minucioso da confecção dessas miniaturas e os profissionais que desenvolveram as peças. Vem ver que lindo e como a essência da marca fica clara!




MAISON MARGIELA




Para apresentar sua nova coleção 'Artisanal', uma carta de amor ao ateliê, o diretor criativo John Galliano decidiu registrar todas as etapas de criação da coleção em um curta-metragem. O documentário foi feito por Nick Knight em dois meses e mostra detalhes, desde conversas com toda a equipe à produção das peças, fotos e referências.


“Rapidamente percebi que a moda e a maneira como a criamos e a apresentamos, nunca mais seria a mesma. Ao menos até que algum tipo de vacina seja encontrada. E assim que aceitei essa realidade, fui capaz de abraçar a ideia de que algo novo poderia acontecer, que poderíamos inovar, e isso me despertou novamente. Nada vai atrapalhar o processo criativo – eu me recuso a deixar isso acontecer!”, disse Galliano.


Pega a pipoca e vem assistir esse curta!


SALVATORE FERRAGAMO



Já Salvatore Ferragamo apresentou sua coleção Pre Spring 2021 'Shaping a Dream', durante a Semana Digital de Moda de Milão, exaltando a história da marca.


O vídeo de divulgação da nova coleção trás uma linha do tempo, mostrando a origem da marca -desde sua fundação em 1927 pelo estilista homônimo- e os vários capítulos de sua história até os dias de hoje.


''Com este vídeo quisemos criar uma visão coletiva do mundo da Ferragamo; afirmar quem somos, nossas raízes, assim como celebrar essas características, como a capacidade de enfrentar com força e talento os desafios trazidos pelo presente, o que tornou nosso fundador tão único. Uma mensagem de força não só para nós, mas para todos".  conta Micaela le Divelec Lemmi, diretora executiva da marca



Acreditamos que esse novo formato digital veio pra ficar - não que vá substituir o físico - como uma oportunidade de compartilhar o processo criativo, os bastidores e a essência da marca, que muitas vezes ficam em segundo plano nos desfiles presenciais. Esse formato também foi responsável por manter a moda relevante em um momento que ela não era o foco principal e ampliou o alcance do lançamento das coleções.


E você o que achou desse novo formato? Acredita que vamos continuar utilizando o caminho digital pós pandemia? Deixa a sua opinião nos comentários!


Contatos:

(15) 98804-5324  

contato@cliquefashion.com.br

Endereço:

R. Salvador Corrêa, 603, Sala 45 • Edifício Ondina Marins 

Jd. Vergueiro, Sorocaba • CEP: 18030-130

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco